Opera10 responde

Este é o espaço em que respondemos todas as perguntas teóricas de nossos assinantes, que ficam concentradas em um único lugar para que todos possam aprender com as dúvidas e dificuldades dos colegas sobre gabaritos de exercícios, questões de simulados ou de concursos, aspectos da teoria, etc.
Esta área do Opera10 Cursos está em permanente crescimento por causa das constantes contribuições de assinantes, por isso é interessante que ela seja visitada periodicamente para que você possa ter contato com as respostas sempre minuciosas e bem fundamentadas da equipe Opera10.
Informamos que as perguntas são publicadas, mas preservamos a identidade do assinante, para que ninguém fique por qualquer razão constrangido em fazer perguntas.

Mande suas perguntas para atendimento@opera10.com.br ou para nosso WhatsApp ou Telegram (34) 9284-0410.

Orientações:

  • Procure a resposta para sua dúvida por meio do código enviado para você no meio pelo qual você enviou a pergunta para a equipe Opera10.
  • Caso tenha dúvidas sobre este material, use nossos canais de comunicação para saná-la. Faça referência ao código da resposta para que possamos mais rapidamente compreender e responder a sua dúvida.

Op10D1 – 30/01/2020

1. Área – Redação

2. Subárea – translineação.

3. Palavras-chave – translineação, separação de sílabas, estética.

4. Pergunta do assinante – Por que, em algumas correções, sou penalizado em função do lugar em que coloco o hífen para separar palavras no final da margem direita?

5. Resposta da equipe Opera10 – O correto, segundo o Novo Acordo Ortográfico Brasileiro, segundo a forma como o hífen é usado nos exemplos de translineações, é o hífen ser colocado próximo do fim da margem direita à frente da sílaba que foi separada do restante da palavra que será escrito na próxima linha no início da margem esquerda. Não devem ser colocados hifens na margem esquerda, salvo em situações como a separação de palavras como “pé-de-cabra”.

6. Indicações de leituras, referências, etc. – https://www.camara.leg.br/internet/reformaortografica/decreto_e_texto_do_acordo.pdf

Área de acesso